Como funciona uma locomotiva - How A Steam Locomotive Works


    A Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.

    As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé, sendo que no final do século XIX e início do século XX, os matutos e caipiras, davam-lhe o nome de "Balduína", uma corruptela de Baldwin, a marca das locomotivas de origem norte-americana, usadas à altura.

   A primeira locomotiva a vapor usando trilhos foi construída pelo engenheiro inglês Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804. A locomotiva conseguiu puxar cinco vagões com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade vertiginosa de 8 km por hora usando para o efeito trilhos fabricados em ferro-fundido. Esta locomotiva, por ser demasiado pesada para a linha-férrea e avariar constantemente, não teve grande sucesso.
Texto: Wikipédia (Locomotiva a vapor)

Tags:
locomotiva, locomotiva a vapor, trem a vapor, locomotive, steam engine, locomotive steam engine, Boiler Works, caldeira, boiler, cilindro, cylinder, cavalos de força, horsepower, sand dome, domo de vapor, steam dome, air pump, piston, pistão, firebox, fornalha, coal, coal bunker, carvão, lenha, firewood, how stuff locomotive, How A Steam Locomotive Works, trem, train, tiago sierra, sierratds, trem europa, passeio de trem

Tiago Sierra
youtube.com/sierratds